Elliott Smith
Strung Out Again



Leituras Recomendadas:


The Bible According to Mark Twain
+
Animal Behavior






a causa foi modificada
alexandre soares silva
estado civil
joão pereira coutinho
melancómico
voz do deserto



100nada
a aba de heisenberg
a origem das espécies
a sexta coluna
achoeu
adufe
amor em part-time
blogame mucho
bomba inteligente
contra a corrente
daltonic brothers
fábrica lumière
homem a dias
mar salgado
marretas
papoila procria
posto de escuta
a praia
quase famosos
rititi
senhor carne
theoldman








cinecartaz
guardian film
rotten tomatoes
nytimes movies
the film file
sight&sound
all story
filmfestivals.com
faber&faber film
eternal gaze
cineguia
icam



<








This page is powered by Blogger. Isn't yours?


quinta-feira, março 31, 2005


A BLOGOSFERA ESTÁ QUASE NO FIM


Não é preciso explicar...

... quando se pode mostrar.





quarta-feira, março 30, 2005


O último grito da fita magnética


O Pedro ficou admirado com as capacidades do seu computador. Queria saber é como ficava se, como eu, em pé na sala quieto ficasse, atónito, boca aberta, a olhar a nova hora no velhinho vhs.





segunda-feira, março 28, 2005


Bloscares 2005, a caminho do fim


É com prazer que anuncio que a barreira dos 500 votos foi ultrapassada (prémio do público), e mesmo sabendo a dor de cabeça que me vai causar contar tanto papelinho venho aqui lembrar que ainda se pode votar por mais dois dias. A blogosfera termina na sexta-feira, dia 1 de Abril, é o que venho aqui repetindo. Muitos, enganados, pensam que vou acabar o blogue. Reparem: eu não digo termina o blogue mas sim a blogosfera. Não acreditam? Dia 30 explicamos tudo. Para acabar: se isto é um blogue individual porque raio teimo eu em usar termos como: explicamos, organizamos, etc..?





quarta-feira, março 23, 2005


O presente que não chegou no passado


Este ano, o meu melhor presente de aniversário foi de improviso. O Nuno ofereceu-me O Anjo Pornográfico, A Vida de Nelson Rodrigues. Foi na blogosfera que descobri o cronista brasileiro, mas apenas o nome e alguns textos que bloggers mais ajuizados iam postando. Os livros, as crónicas, iriam chegar às minhas mãos pelas mãos do Nuno. Deu-me a conhecê-lo e, sem aquela inveja de quem quer guardar o sublime só para si, entregou-me a perfeição jornalística de mão beijada. Agora ofereceu-me a biografia do homem cujos textos tanto me moldaram nos últimos tempos. Sim, admito que sou maleável. Mas apenas com quem avança, nunca com quem repete. E embora o presente seja perfeito, parece-me desprovido de um sentido que deveria ter. Nelson Rodrigues não devia ser um presente que se oferece entre amigos. Deveria ser o que um pai dá a um filho quando este atinge a maioridade. Assim, em vez de oferecer a carta de condução e as chaves do BMW, um pai deveria colocar nas mãos do filho O Reacionário e dizer: - Agora já és um homenzinho.






Bloscares 2005, ou agradecer é bonito


Está oficialmente concluída a minha ego-trip aniversariante. É altura de regressar ao convívio de todos os restantes mortais como um igual. Significa isto que é altura de agradecer. E muito. Comecemos então por...

O melhor texto de sempre sobre os bloscares, por autoria de besugo. É sabido que a blogosfera acaba no dia 1 de Abril. Ora, uma vez que a cerimónia termina às 23:00h eu planeara reservar a última hora de existência para confraternizar com todos os blogues a última hora de existência deste local que tanto deu que falar nos últimos 3 anos. Bacardis com limão, sorrisos rasgados, abraços sentidos, despedidas chorosas. Mas não. O besugo quer duelo e vai tê-lo. Marcar-se-á a última hora num blogue qualquer, com relvado sintético e iluminação artificial. Toda a blogosfera está convidada a assistir. As armas serão combinadas previamente, o duelo inicia-se costas com costas, seguido de 100 passos e, depois, só um ficará de pé. A blogosfera termina com sangue e honra.

Pedro Caeiro, digníssimo membro do júri. Do Pedro eu só esperava um voto, uma decisão, e dois tuperware de pasteis de bacalhau com coentros. Mas o Pedro empenhou-se em preparar um manjar dos céus (literalmente). Agradeço a preocupação e o empenho embora, amigo Pedro, eu pertenço simbolicamente e segundo o calendário à espécie do peixe. Caso os afazeres sejam muitos, uma dúzia de peixinhos da horta também fará as delicias dos convivas e o trabalho sempre ficará mais facilitado.

A todas e todos os nomeados que agradeceram as nomeações. E se vou destacar uma, é por razão que me satisfaz. A Sara notou, e bem, que era a única do rol de nomeados que não constava da minha lista de preferências, a célebre coluna da direita (sem rótulos ideológicos embora carregadinha de bons exemplos vindos desse lado). A lista de preferências não é um referencial de bajulação. Não é uma lista ponho-te aqui, pões-me aí, e muito menos uma indicação aos meus visitantes sobre os caminhos alternativos que devem seguir. Aquela lista, é a minha leitura diária obrigatória. Muda conforme os meus humores e períodos mentais. Estão lá apenas os que eu não dispenso. A Sara passará a fazer parte da lista. Finalmente. E porquê finalmente? Voltemos à questão das ideologias. É sabido que não sigo, oficialmente, nenhuma. Mas nunca escondi uma das minhas ideologias, que mais se pode chamar uma forma de estar. Apple Macintosh. Ora, o blogue da Sara não funcionava quando lido nesta plataforma. A página abria e logo era substítuida por uma página em branco seguida de um endereço indecifrável. Para minha surpresa, nos últimos dias, este problema desapareceu, e posso finalmente ler o Desassossegada a partir do meu belíssimo portátil em alumínio com a maçã gentilmente acesa de um branco imaculado. Acabaram-se as leituras em pc’s feios e emprestados. E só por isso, o agradecimento já era justificável.

Ana Albergaria, digníssima júri. Cantou-me os parabéns electronicamente, manda nisto tudo, fala sem papas na língua, e bate tantas vezes no Bloco de Esquerda quantas eu duvido da minha confiança. Obrigado. Obrigado. Obrigado.

Nuno Costa Santos, digníssimo membro do júri, digníssimo amigo que perdoa com a mesma digníssima amizade os meus atrasos. Esse merece um post à parte que virá a seguir a este.

Por fim, a lista de agradecimentos a todos os que não estando nomeados referiram a iniciativa que mais uma vez premeia a blogosfera. Aqui vai, e espero não esquecer ninguém: Blogotinha, Adufe, Frangos para fora, Elasticidade, Posto de escuta, Paranóias avulsas, À deriva, O Acidental, Blog de Ocasião





domingo, março 20, 2005


Ainda sobre peixes


O grande defeito de The Life Aquatic with Steve Zissou é não se assumir, sem concessões, como road movie, do início ao fim.





sábado, março 19, 2005


Dúvidas de um peixe, esse ser tão perigoso


O facto de ter nascido às 23h15 de dia 18 de Março permite-me prolongar a festa até às 23h14 de dia 19?





sexta-feira, março 18, 2005


Aniversário


Ontem foi o meu último dia com 28 anos, hoje é o meu primeiro dia com 29. Através da observação chego à conclusão que já só me falta um ano para entrar na idade da parvoíce. Porém, não por observação própria, mas pelos relatos das experiências dos outros, essa fase só dura dez anos. Este blogue tem agradecimentos em dívida para com todos os que o têm referido nos últimos dias mas, com a vossa permissão, os reconhecimentos ficam detidos até segunda. É que fui cortar o cabelo ao Cais da Pedra, e vesti a minha melhor camisa Boss Orange Label. No dia, ou por alturas, do aniversário somos o centro das atenções. Deixem-me aproveitar. Na devida altura logo regressarei ao lugar a que pertenço. O momento, agora, é para a fantasia. A seu tempo voltará a máscara.





quarta-feira, março 16, 2005


O assalto às urnas de voto


A propósito do prémio do público deixem-me contar-vos uma história. O caso passou-se há uns anos em Portugal, quando alguns fulanos resolveram assaltar um banco. Assaltar um banco deveria ser fácil, uma vez que existe vasta documentação sobre o assunto. Filmes e livros já nos mostraram mil e uma técnicas geniais de o fazer, com ou sem violência. Porém, os portugueses em questão resolveram não só juntar-se ao grupo dos procurados, mas também ao de inovadores e teóricos do crime. Isto é, em pleno dia, uma retroescavadora arranca (literalmente) a caixa multibanco da parede em que se encontrava e é depositada em cima de uma carrinha de caixa aberta. Os transeuntes e os empregados do banco não reagem. Uma arma apontada dá-nos tempo para pensar e avaliar, a surpresa surreal não. A policia, mais tarde, só encontrou um grande buraco na parede, a retroescavadora no passeio, e uma carrinha de caixa aberta abandonada a quilómetros do banco. Conclusão: o sistema de voto do prémio do público permite perceber facilmente quem se diverte a votar várias vezes no mesmo blogue. Ou seja, quem o faz fica a rir, mas não leva a caixa multibanco para casa. Estamos conversados.





terça-feira, março 15, 2005


BLOSCARES 2005, ou o prémio de esquerda


Vá, vão lá ali à coluna da direita exercer o vosso direito de voto.
O Prémio do Público está a votos até 30 de Março.
Nota: José Manuel Fernandes não tem qualquer ligação a este galardão.






BLOSCARES 2005, ou três razões para o Mexia não estar nomeado


1. O segredo é a alma do artista
2. Não sou artista
3. Resta-me o segredo






Divulgação


Documentário Vida Nova Com Favela
Dia 17 de Março, 23h, no Santiago Alquimista



Para a “Cidade de Deus”, Katia Lund precisou de reunir um grande número de actores. De Agosto a Dezembro de 2000, ela e o Fernando Meirelles (realizador do filme) percorreram diversas comunidades entrevistando e seleccionando jovens e crianças. Feita a selecção, formou-se um grupo de 200 actores para as aulas de interpretação. Após as filmagens, ela quis continuar com as aulas, desta vez incluindo oficinas de realização, produção, som, montagem, enfim, todos os fundamentos do cinema. Assim surgiu o Nós do Cinema, com o grupo reduzido para cerca de 50 pessoas.

Links para: Nós do Cinema e Santiago Alquimista





segunda-feira, março 14, 2005


BLOSCARES 2005


1. Sim, sou eu que mando nisto tudo dos prémios. Nomeio, voto, decido, penduro as fitas, afago o chão do palco, apresento, conduzo as limusinas, atendo os estranhos pedidos especiais dos nomeados, etc, ou seja, estamos falados quanto ao assunto da credibilidade. Porém, este ano, por boa vontade, decidi emprestar um cheirinho de prestigio aos prémios, criando o prémio do júri. Isto é, alguns dos melhores decidem quem são, na verdade, os melhores. É com prazer que anuncio desde já os três elementos do júri. Estão cá desde cedo, já ganharam bloscares, e são bons. Muito bons. A saber:

Ana Albergaria, Nuno Costa Santos, Pedro Caeiro


2. Os nomeados agradecem, os não nomeados preocupam-se com o aumento de visitas, anda tudo em polvorosa. E, como seria de esperar, as tentativas de suborno já começaram. Grupos de media que me oferecem espaço para crónicas na imprensa, almoços com a promessa de entrega de cheques chorudos, colecções completas dos 99 livros do público. Para os que pensaram que eu ia referir favores sexuais, ide a outros lugares da net. A blogosfera é um sítio sério. Cambada de libertinos.

Mas desde já aviso que o suborno só faz sentido se ultrapassada a fasquia que permite perder a dignidade. A saber: Cheque ilimitado e vitalício na Dolce & Gabbana, ou um Ford GT em cinza claro com risca azul.


3. Para fechar, uma frase feita, sem uma pinta de sinceridade: Obrigado eu.





sexta-feira, março 11, 2005


Preocupante, eu sei


Hoje poderia escrever algo poético sobre Madrid. Hoje poderia homenagear com palavras ou imagens as vítimas do 11 de Março. Mas estaria a ser cínico. Há um ano atrás, ao ver as imagens, não senti absolutamente nada. Correcção: Já não senti absolutamente nada. Qualquer coisa que eu escrevesse hoje, diferente do que aqui está, seria pura mentira. Seria a Big Fat Lie. Que é como quem diz, uma verdade pechisbeque.





quinta-feira, março 10, 2005


BLOSCARES 2005 - NOMEADOS


Melhor Blogger - Elas
Carla Hilário Quevedo, por Bomba Inteligente
Catarina, por 100nada
Lolita, por Blogame Mucho
Papoila, por Papoila Procria...
Rititi, por Rititi
Sara Pais, por Desassossegada


Melhor Blogger - Eles
Eduardo Nogueira Pinto, por What Do You Represent
Filipe Nunes Vicente, por Mar Salgado
maradona, por A Causa Foi Modificada
Rodrigo Moita de Deus, por O Acidental
TheOldMan, por TheOldMan
Tiago de Oliveira Cavaco, por Voz Do Deserto


e ainda:
Melhor Blogue (todos os blogues a concurso)
Prémio do Público (votação a partir de 15 de Março, todos os blogues a concurso)
Prémio do Júri (todos os blogues a concurso)
Prémio Revelação (blogues criados em 2004)

e outros prémios tão absurdos como os anteriores.





terça-feira, março 08, 2005


Dia Internacional da Mullher


Em 2003 escrevi este texto aqui no blogue:

Mulheres Perdidas
Os meus leitores regulares conhecem a minha dedicação em proclamar as virtudes e prazeres de um casamento duradouro, de uma vida construída a dois, da adaptação aos poucos de duas pessoas que se amam e dia após dia "afinam" o equilíbrio de se tornarem uma só. Sei, no entanto, que existem casos em que o casamento, em vez de uma libertação dos sentidos, se torna numa prisão psicológica e temporal. Refiro-me ao caso das mulheres perdidas.
As mulheres perdidas apaixonaram-se muito novas por aqueles que causavam impacto no grupo, pela beleza exterior, admiração dos restantes, ou posição social destacada, casando numa altura em que o seu interior não se encontrava desperto para o interior dos outros. Os anos passaram, as mulheres amadureceram e cresceram mas não foram acompanhadas pelos companheiros que, parados no tempo, teimam em não abandonar a rotina, os tiques, os gostos, a maneira de ser do passado. Essas mulheres vêem-se agora entre o amor que as ligou no passado, o amor que as mantêm ligadas no presente, o amor que procura forças que mantenham as ligações no futuro. São mulheres perdidas, agarradas aos seu amor mas presas por ele, pela família, pela habituação, por saberem o que seria ter de começar de novo. Mulheres que querem voar e não sabem como. Sentem-se belas, ainda, e as vestes moldam docemente o corpo, ainda jovem, de cujo ventre brotaram novos amores em forma de criança que recebem o dedicado amor de mãe, mas como dizia a mãe do poeta: "Como mamã, sou feliz, mas uma mamã não é só uma mamã, também é uma mulher."
Observo estas mulheres, que se sentam horas seguidas no café olhando o vazio, cujos tristes olhos não conseguem esconder a verdade por detrás da máscara, e as suas bocas, das quais já não saem palavras, fecharam-se com a mente que abafa os avisos e vontades do coração. Desses corações esquecidos e arrumados no tempo, que tanta dor causam no meu que conhece o descanso de um amor acertado, que ao aprender diariamente, evolui e cresce.


Recupero hoje este texto, assinalando o Dia Internacional da Mulher. Elas continuam nos cafés, dois anos depois. Reparo, no entanto, que também existem homens perdidos. Não se esqueçam nunca deles. Dos que também já se calaram e que não têm dia. Dos que não estão apenas perdidos no tempo, mas também ignorados pelos tempos.






BLOSCARES 2005


As estatuetas estão prontas. Não se sabe quem as criou – se é que alguém (ou algo) alguma vez o fez. Parece que sempre existiram, mesmo quando o Universo ainda não o era, e parece que essa existência nunca cessará de acontecer. Fazem sentido, todo o sentido, e é por isso que ninguém lhes deve - nem pode - tocar. Não podem ser mudadas, esculpidas, ou explicadas. Serão entregues aos melhores.







BLOSCARES 2005


O silêncio neste blogue prende-se com as últimas analises à blogosfera, uma vez que faltam apenas dois dias para o anúncio dos nomeados aos BLOSCARES 2005. Nomear, está cada vez mais difícil. Isto é bom sinal. É sinal que a qualidade da blogosfera continua a aumentar. Pena que vá acabar no dia 1 de Abril. Isto prometia.

Quero ainda agradecer a todos os blogues que divulgaram a iniciativa nesta sua primeira semana:

100nada
Adufe
Blog de Ocasião
Blogotinha
Pensamentos Ocasionais
Posto de Escuta

Um agradecimento em destaque - e perdoe-me os restantes - à Ana, pelas palavras amigas, e ao seu blogue que completa dois anos de existência: Crónicas Matinais





quinta-feira, março 03, 2005


Oscar Night (2)


“The dentist looks down. ‘That’s an Oscar-winner in the chair,’ he says to himself. Maybe he’s a little more careful with the drill.”
Billy Wilder sobre as vantagens de receber um Oscar.






BLOSCARES 2005, sem contar com as surpresas


1 de Março – Os BLOSCARES 2005 são anunciados
10 de Março – São anunciados os nomeados nas várias categorias
15 de Março – Inicia-se a votação do prémio do público
30 de Março – Fecha a votação do prémio do público
1 de Abril, 21:00h – Transmissão a partir da passadeira vermelha
1 de Abril, 22:00h – Cerimónia em directo
1 de Abril, 23:00h – Acaba a blogosfera





quarta-feira, março 02, 2005


Oscar Night


Clint Eastwood levou para casa o prémio de melhor filme, e melhor realizador, numa obra que peca pela falta de subtileza. Num filme em que Clint, envelhecido, atafulha apressadamente dezenas de mensagens para dentro de uma caixa apertada. Existem dezenas de caixas destas nas prateleiras do cinema, mas como esta é de Clint passa a ser uma obra-prima. Alguém escrevia num jornal sobre outro filme: Closer - dizia que era um filme para ressabiados. Closer não recebeu as nomeações que merecia, e Owen falhou o Óscar que gritava o nome dele. Mas os prémios tinham de seguir para Million Dollar Baby. Assim, os verdadeiros ressabiados, podem dormir descansados. Tudo acaba bem. Hollywood no seu melhor. E sim, eu fiquei ressabiado. Desliguei a televisão, peguei no texto de Patrick Marber, e li:

Alice: It’s a lie.
It’s a bunch of sad stangers photographed beautifully and all the rich fuckers who appreciate art say it’s beautiful because that’s what they want to see.
But the people in the photos are sad and alone but the pictures make the world seem beautiful.
So, the exhibition is reassuring, which makes it a lie, and everyone loves a Big Fat Lie.





terça-feira, março 01, 2005


BLOSCARES 2005


Eu estou a ficar velho para isto, mas lá terá de ser. Começou a contagem decrescente para a 3ª Edição dos Bloscares, que todos dizem não ver, mas cujo prémio todos querem ter. Dia 1 de Abril, às 22:00h, em directo, sem a presença aborrecida do Sean Penn, e sem delay na emissão – se aparecer um mamilo até agradecemos. Como não temos dinheiro para apresentar os prémios no Lux teremos de voltar ao Kodak Theatre. Faz-se o que se pode. Mais novidades nos próximos dias.














Google
WWW A Origem do Amor